Vídeo registra hábitos das tartarugas marinhas


Da Redação PESCA ESPORTIVA
17/03/2017

Há dois anos, o Projeto Tamar, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste e a Fundação Pró-TAMAR – e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, começaram uma parceria para identificar e quantificar áreas de alimentação e desova de tartarugas marinhas no Arquipélago dos Abrolhos.

Em março de 2015 teve início o “Monitoramento das Tartarugas Marinhas no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos”, tendo como principal objetivo caracterizar Abrolhos como área de alimentação das tartarugas de pente (Eretmochelys imbricata) – ação prevista no Plano de Ação Nacional para Conservação (PAN) das Tartarugas Marinhas.

A ação é realizada por meio de expedições conjuntas, envolvendo além do fornecimento de materiais de campo, a capacitação da equipe do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que segue com o monitoramento.

Além das tartarugas de pente, o parque também abriga uma importante área de alimentação de tartarugas verdes (Chelonia mydas), assim como a desova das tartarugas cabeçudas (Caretta caretta), que ocorre anualmente de setembro a março.

Para o coordenador do Centro Tamar, João Carlos Alciati Thomé, sem sombra de dúvidas todo e qualquer registro do comportamento das espécies é uma informação importante “para se compreender como essas espécies vivem, se alimentam, e se reproduzem, por exemplo”, explica Joca.

Além de conhecer e caracterizar melhor o uso das áreas do parque pelas espécies de tartarugas marinhas, o monitoramento também traz informações sobre a saúde das populações que frequentam a unidade.

“A Ilha Siriba possui uma das maiores concentrações de tartarugas de Abrolhos. As tartarugas verdes se alimentam de gramíneas marinhas existentes no parque”, frisa Lucas Cabral Lage Ferreira, oceanógrafo e mestrando em Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os pesquisadores produziram vídeos de alimentação e de limpeza das tartarugas verdes (clique aqui e confira).

 

Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter