Seminário em Manaus discute os desafios do turismo na Amazônia | Revista Pesca Esportiva

Seminário em Manaus discute os desafios do turismo na Amazônia


Da Redação PESCA ESPORTIVA
19/04/2017

O IV Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia, organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), por meio da cooperação técnica com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e apoio financeiro da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid), segue até esta quinta (20), no Centro de Artes (Caua) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM). O objetivo do evento, que foi aberto na terça (18), é discutir os potenciais e os desafios de desenvolvimento do turismo na região.

Cerca de 100 participantes, entre servidores do ICMBio e do governo estadual, representantes de iniciativa privada, ONGs, comunidades tradicionais e operadores de turismo locais, participaram do primeiro dia do seminário que debateu temas como a diversificação de atividades de uso público e recreação nas unidades de conservação (UCs) da Amazônia e o Turismo de Base Comunitária (TBC), atividade já em prática em algumas UCs como o Parque Nacional Pico da Neblina (AM) e a Reserva Extrativista Marinho de Soure (PA).

“O primeiro dia trouxe uma série de experiências de visitação norte-americanas, colombianas e brasileiras, apresentando diversos arranjos para delegação de serviços com operadores de turismo e comunidades locais que podem servir de referência para desenvolver o uso público nas UCs da Amazônia”, comentou Thiago Beraldo, servidor do ICMBio e um dos coordenadores do seminário.

Parceria

O evento faz parte do programa de Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia estabelecido entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, acordo que, segundo o coordenador Geral de Uso Público do ICMBio, Pedro Menezes, vem contribuindo para que o ICMBio reveja sua estratégia de gestão por meio de eventos e oportunidades de capacitação. Ele exaltou ainda a importância do turismo como principal instrumento de conservação e falou sobre os desafios da implantação de atividades de uso público na região amazônica.

O evento conta com palestrantes internacionais e nacionais que dialogarão ainda sobre temas como trilhas aquáticas e pesca esportiva. A intenção é divulgar a importância e o potencial do uso público das unidades de conservação na região amazônica, promover uma integração dos trades local e regional e das comunidades tradicionais e sensibilizar a sociedade sobre a importância dessas áreas protegidas.

 

 

As informações são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter


Assine a Revista Pesca Esportiva com 7% de desconto e frete grátis.