Rio Grande do Sul – Porto Xavier


Jum Tabata
20/01/2015

Sobre o destino

 

O Sul do país guarda outro ponto em que é possível encontrar dourados de porte invejável. Esse raro local fica na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. A referência é Porto Xavier, a 600 quilômetros de Porto Alegre pelas rodovias BR-392 e BR-472. A cidade é banhada pelo rio Uruguai, cujo leito de pedra é repleto de corredeiras, proporcionando um ambiente ideal à espécie. Para pescar por lá, o ideal é optar por barcos de alumínio de 5 a 6 metros com motores de 15 ou 25 hp, ágeis e leves para as águas rápidas e rasas do rio em vários trechos. Sua profundidade varia entre 2 e 20 metros, condições que proporcionam tanto a pesca com iscas naturais como com artificiais. As rigorosas leis ambientais argentinas e a grande fiscalização em suas águas contribuem para a piscosidade, mantida até hoje. A partir de setembro até março, cardumes numerosos de dourados sobem o rio e existem bons ótimas corredeiras tanto rio acima como à jusante. A boa notícia é que não é difícil fisgar os “cabeçudos” no rio Uruguai. Como de costume, a principal tática é buscar as corredeiras mais volumosas. O arremesso deve ser feito próximo às estruturas ou na divisão formada entre os remansos e as águas rápidas. As iscas de meia-água trabalhadas em velocidade proporcionam maior produtividade. Entre os melhores pesqueiros, se destacam as ilhas de pedra com sarandis (vegetação que brota nas pedras que afloram em meio às corredeiras).

 

Dicas de viagem

 

Equipamento
Varas rápidas de 6’ a 6’6”, classe 20 a 25 libras, com carretilhas de recolhimento rápido; linhas de multifilamento 0,30 mm, com líder de monofilamento 0,55 mm; iscas artifi ciais de superfície e meia-água de 15 a 20 cm, com garatéias reforçadas; anzóis 7/0 com empate de aço de 50 libras para pesca de rodada com iscas vivas.

 

Serviço

 

Marina Lady Laine
Acomodações: cabanas completas para até seis pessoas
O que oferece: pista para motocross, campo de futebol e área verde com churrasqueiras, além de espaço para eventos e acampamentos
Para pescar: porto de acesso ao rio Uruguai, e locação de barcos e guias de pesca
Preço: sob consulta
Contato: (55)3354-1222
Hotel e Restaurante Farol
Acomodações: 28 apartamentos, 5 deles com ar
O que oferece: cozinha aberta aos hóspedes com fogão à lenha
Para pescar: está a 500 metros da beira do rio
Preço: diária de R$ 50 a 70 para casal, só o pernoite
Contato: (55)3354-1160

Guias de pesca

 

Juce (guia de pesca)
O que oferece: barco com motor, iscas vivas
Preço: sob consulta
Contato: (55)3354-2293 / 9625-9980

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter