Quatro dicas simples para suavizar o sabor forte dos peixes


Da Redação PESCA ESPORTIVA
05/11/2015

Os peixes oleosos, como a anchova e o robalo podem apresentar um odor forte e suspeito, que é difícil de eliminar, exigindo técnicas especiais para suavizar o sabor. Embora grelhar seja uma das formas mais saudáveis de se preparar peixes, esse método pode fazer com que o gosto se torne ainda mais forte.

Se você tem certeza da procedência e frescor da carne, mas mesmo assim ela apresenta cheiro forte, a solução é aplicar algumas técnicas que permitem grelhar, fritar ou assar esse alimento suavizando o sabor. Anote as dicas:

1. Faça uma mistura especial de sal e temperos para salgar os filés de peixe. Coloque sal, água, folhas de louro e tomilho em uma panela e cozinhe até que o sal se dissolva, o que deve demorar alguns minutos. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture a água fria com alguns cubos de gelo. Após os cubos terem derretido, coloque o peixe em um recipiente de vidro ou aço inoxidável e adicione a mistura. Leve o peixe à geladeira por uma hora, secando-o posteriormente antes de cozinhar.

2. Se você for assar o peixe na grelha, marine-o antes ou polvilhe com ervas, como por exemplo, o tomilho ou o alecrim. Em uma frigideira antiaderente grande grelhe rapidamente cada lado do peixe, virando-o delicadamente com uma espátula, tomando o devido cuidado para não desmanchá-lo. Embrulhe o peixe em uma folha de papel-alumínio antes de colocá-lo na grelha, a fim de virá-lo com mais facilidade.

 

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

 

3. Outra opção para para diminuir o sabor forte dos pescados é cobri-los com tiras de bacon ou anéis de cebola antes de assar ou grelhar. Você também pode tentar temperos fortes para chegar ao resultado pretendido.

4. Se optar pela fritura, lave o filé e tempere a gosto. Aos temperos que você costuma usar adicione caldo de limão e um pouco de pimenta comum ou pimenta do reino. Aqueça o óleo na frigideira ou panela até estar próximo de sair fumaça para depois colocar os peixes, dourando cada um dos lados. Para cada centímetro de espessura, frite os filés por cerca de cinco minutos.

 

 

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter

Assine a Revista Pesca Esportiva com 7% de desconto e frete grátis.