Dicas antienjoo


Da Redação PESCA ESPORTIVA
23/06/2016
Prevenção é o melhor remédio para evitar o desconforto do enjoo no mar

Prevenção é o melhor remédio para evitar o desconforto do enjoo no mar

 

 

Não há prevenção 100% eficaz, mas seguir as recomendações a seguir pode reduzir as chances de você ser afetado pelo “mal dos mares”.

1. Alimentação antes: coma sem exageros, evitando gorduras, condimentos, excesso de sal ou açucar, derivados de lactose, bebidas à base de cafeína e, principalmente, bebidas alcoólicas.

2. Descanso: uma boa noite de sono na véspera é fundamental. Se achar necessário, tome um remédio antienjoo antes de dormir. A palavra do médico é importante na escolha do medicamento, a maioria costuma causar uma desconfortável sonolência.

3. No dia: ao se levantar, não fique em jejum. Se for o caso, tome outro comprimido pelo menos uma hora antes da navegação. E embarque com a tralha pronta: concentra-se em algo fixo em meio ao balanço das ondas é quase assinar o atestado de mal-estar.

4. Alimentação durante: frutas frescas são boas opções. Evite a s indigestões e dê preferência às cítricas. Para beber, água sem gás, água de coco e isotônicos. Uma excelente alternativa, sem efeitos colaterais, é a raiz de gengibre na forma de chá. Água é fundamental, em poucas quantidades, diversas vezes ao dia.

5. Outras atitudes que previnem o mal-estar:

  • Fica na popa da embarcação, onde balança menos, evitando entrar na cabine. Prefira locais ventilados, livres de fumaça de gasolina, óleo diesel ou do door de iscas naturais.
  • Manter o olhar distante, mirando o horizonte ou algum ponto fixo na costa, sempre evitando olhar para baixo.

6. Enjoou mesmo assim? Procure manter-se hidratado. Banho gelado também é indicado, mas nunca beba água do mar – o excesso de sal provocará desidratamento e agravará a situação. Se perceber uma leve melhora, procure descansar e feche os olhos para cessar o conflito entre as informações vindas da visão e do labirinto. Dormir é um ótimo remédio, você tem boas chances de acordar melhor do que antes.

 

Foto: Shutterstock

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