Como corrijo a tendência do motor de popa manual em guinar para o lado durante a navegação? | Revista Pesca Esportiva

Como corrijo a tendência do motor de popa manual em guinar para o lado durante a navegação?


Da Redação PESCA ESPORTIVA
06/11/2015

Pergunta do leitor José Klaus, via e-mail.

 

R: São duas as causas mais comuns para um motor de popa tender para um dos bordos:

A. O barco foi carregado de forma inadequada. Solução: basta redistribuir a carga de forma mais uniforme;

B. O trim (ângulo entre o motor e o espelho de popa) está em posição errada. Solução: basta mudar o furo do pino de apoio encontrado no cavalete do motor. Na posição ideal, o “alerta anti-ventilação” (situada sobre a hélice) ficará paralela à superfície da água quando o barco estiver em velocidade de cruzeiro. Atenção: muitos motores têm um pequeno leme instalado próximo à hélice. Ao contrário do que muitos pensam, esse dispositivo não deve ser alterado. Sua função é apenas corrigir o efeito do giro da hélice e ele já vem posicionado de fábrica.

 

Foto: Roald Andretta

Foto: Roald Andretta

 

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