Bem na foto


Da Redação PESCA ESPORTIVA
19/12/2016

O “Bem na foto” do mês de dezembro, é do pescador Augusto Camacho. Confira a pescaria dele em Cuiabá, MT

Foi em um sítio de um amigo, na região de Cuiabá, capital do Mato Grosso, onde tive a oportunidade de conhecer os tanques de criação para pesqueiros. Dentre as dezenas de represas, apenas uma tinha alguns pirarucus nadando tranquilamente próximo a superfície da água.

Pedi para pescar, pois fiquei sabendo que ali tinha alguns tambas de aproximadamente quinze quilos e, como um amante da pescaria, minha tralha fica no carro o tempo todo. Isquei algumas rações que tinha no carro, mas nem sinal de peixe batendo.

No meio da lagoa tinha uma passarela, que ligava um lado ao outro do tanque, tipo uma ponte de madeira para poder passar a pé. Caminhando por ali vi os pirarucus na superfície, aproveitando a sombra que a pequena passarela fazia.

Muito mansos, decidi pôr a linha com ração bem próximo da boca de um deles para ver se pegavam, mas por serem carnívoros nem deram bola. Persisti, até que uma grande boca veio e tomou a ração, levando lentamente para o meio da represa. Pronto, fisguei o garoto!

Ele media aproximadamente dois metros e, com certeza, passava dos 50 quilos, mas em poucos segundos de briga escapou… para minha tristeza. Já quase desistindo, encontrei um pedaço de bife que sobrou do almoço, e inventei de colocar ele no anzol, jogando a menos de meio metro na minha frente.

A boia afundou lentamente e ficou andando como se fosse uma tilápia sem força para afundar, mas quando eu fisguei firme, o monstro correu desgovernado pela lagoa. Impressionei-me com os pulos que ele dava.

Trouxe até a beira da represa e entrei na água, ao se aproximar de mim o valente pirarucu me deu vários banhos. Após ambos estarem bem cansados, abracei a criança e sorri para foto.

Esse era um bebezão ainda, pesando cerca de 30 quilos. Voltou para a água para poder proporcionar a mesma alegria que tive a outros pescadores esportivos. Mais um sonho realizado ao brincar com esse peixe bem esportivo.

 

Errata: na edição 230, de dezembro, da Revista Pesca Esportiva, publicamos o nome errado do leitor, que está como “Luis Augusto”, o certo é Augusto Camacho.

 

Foto: Arquivo Pessoal/Augusto Camacho

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter

Assine a Revista Pesca Esportiva com 7% de desconto e frete grátis.