Argentina – Rio Juramento


Jum Tabata
20/01/2015

Sobre o destino

Pelas águas do Juramento

Conheça um belíssimo rio no norte da Argentina onde os dourados são pescados como trutas, no emocionante método da flotada

 

Se pescar dourados com iscas artificiais ou moscas num belo rio já é sensacional, imagine fazer isso flotando ao sabor da correnteza de um magnífico rio? Pois esse sonho pode ser realizado no pequeno município de Joaquín V. González, na província argentina de Salta. O rio é o Juramento, que nasce na cordilheira dos Andes e corre até desaguar no rio Paraná, com o nome de rio Salado. Sua largura varia entre 30 e 50 metros, e suas águas correm a velocidades de 5 a 8 quilômetros por hora, e formam corredeiras que passam por estruturas de encher os olhos.
Seu destino não poderia ser outro senão servir como alvo dos arremessos de pescadores esportivos aficionados pela pesca do dourado, que têm o privilégio de conhecer esse cantinho piscoso do nosso país vizinho.
No sistema de flotada, semelhante ao empregado na pesca de trutas e salmões, o pescador desce o rio numa balsa inflável especialmente preparada para a modalidade. Pesca-se de dentro da embarcação ou desembarcado, em pontos estratégicos que permitem paradas e reúnem boas condições para arremessos com os pés na água. Enquanto o guia controla os remos, até dois pescadores lançam suas iscas artificiais ou moscas nas margens para capturar os peixes. A aventura tem início por volta de 9 horas da manhã, estendendo-se até as 18 h, com uma parada para o almoço.

Técnica e muita emoção
Chegar à glória nas águas do Juramento, porém, não é tão simples, principalmente com equipamento de fly. É preciso ser ousado nos arremessos, buscando a máxima proximidade das estruturas. Iscas enroscadas durante a flotada podem ser consideradas iscas perdidas, já que não há como voltar para resgatá-las remando contra a correnteza. Em virtude do movimento contínuo e às vezes acelerado de descida do rio, os lances acontecem praticamente sem interrupções, tornando a pescaria um tanto cansativa. Mas quem já encarou o desafio, garante: a emoção de pescar um belo dourado na flotada é quase indescritível, ainda mais com equipamento de fly e em águas límpidas como as do rio Juramento. Imagine visualizar, a poucos metros de distância, torpedos amarelos de até dois dígitos na balança partirem decididos para o ataque à sua mosca, logo abaixo da superfície. Você sente o tranco, fisga com vigor e então vê o douradão lançar-se ao ar, envergando completamente o caniço. É preciso ter coração forte.

 

Dicas de viagem

Como chegar: diversas companhias têm vôos regulares para Buenos Aires, entre elas Aerolineas Argentinas, TAM, Varig, Gol, LAN, Copa e British Airways. As viagens duram, em média, 3 horas a partir de São Paulo. Da capital argentina, o destino seguinte é Tucumán, a mais 2 horas de vôo. O trecho final até Joaquín V. González, já na província de Salta, é percorrido em 250 quilômetros de estrada asfaltada.
Melhor época: de outubro a dezembro. O pesque-solte é obrigatório, e permitido mesmo durante o período de defeso.
Serviço recomendado: South America Angling, com Rodrigo M. Salles. www.sa-angling.com

Equipamentos recomendados

Pesca de arremesso (baitcasting)
Varas: com 5’6” a 6 pés de comprimento, classe 20 a 25 libras, de ação rápida;
Linhas: multifilamento de 30 libras, com líderes de fluorcarbono 0,50 a 0,60
mm e empates de aço de 30 a 40 libras;
Carretilhas: com capacidadepara 100 metros de linha;
Iscas: colheres e plugs de 9 a 15 centímetros de comprimento, principalmente de meia-água (com barbela curta), em tons prateados e cores fortes, como laranja e verde-limão.

Fly
Varas: mais indicadas são as de ação rápida, classe 8;
Linhas: do tipo sinking tip, com parte “afundante” medindo em torno de 15 pés (4,57 m);
Iscas: sobressaem-se os streamers com tamanho entre 15 e 22 centímetros, em cores claras nos períodos de maior luminosidade do dia, e escuras ou negras no fim da tarde.

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter

Assine a Revista Pesca Esportiva com 7% de desconto e frete grátis.