Amazônia - Rio Teles Pires | Revista Pesca Esportiva

Amazônia – Rio Teles Pires


Alec Krüse Zeinad
21/01/2015

Sobre o destino

A Amazônia guarda verdadeiros costões rochosos, por onde correm alguns dos rios mais bonitos e ricos em diversidade de peixes esportivos no Brasil

 

Formador do Tapajós por sua união com o Juruena, o Teles Piresé um dos rios mais piscosos do Brasil. Mas sua situação, assim como a do rio Juruena, é particular e intrigante. Um dos principais segredos de sua abundância são os “costões de água doce”. Esses rios, assim como os afluentes e formadores do rio Xingu, nascem na região do Planalto Brasileiro (ou Escudo Cristalino).

Por ser um rio de água clara, com áreas cuja formação remete há mais de 3 bilhões de anos, ele tem baixíssima carga de sedimentos e isso proporciona uma maior incidência dos raios solares e permite o desenvolvimento de algas e plantas aquáticas e sua fauna associada, a partir da qual inúmeras espécies se alimentam.

Em conseqüência eles se tornam abundantes e formam a base alimentar de peixes predadores, as espécies que nos interessam. Bicudas, cachorras, traíras, trairões, tucunarés, piranhas e pescadas estão entre os peixes de escama que fazem esticar as linhas dos amantes da pesca com iscas artificiais.

Na pesca pesada, com iscas naturais, as principais estrelas são surubins (cachara e caparari), palmitos, jundiás, pirararas, jaús e piraíbas, compondo o time dos comedores de peixes que mais prezamos em nossas pescarias.

O outro segredo são as flores, frutos e insetos, que complementam o cardápio, tornando a ictiofauna ainda mais diversa e abundante. Matrinxãs, pacus, piaus, pirapitingas e tambaquis, por exemplo, compõem parte dos peixes onívoros, que aproveitam a oferta de alimentos, principalmente durante o período das cheias.

A bacia do Teles Pires tem importante destaque em termos de diversidade e necessidade de preservação, porque está entre a área de transição dos biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica. Mas apesar de sua relevância, ela está situada na área recentemente batizada como o “arco de desmatamento”. Onde a vegetação desaparece sob pressão de madeireiros, fazendeiros e áreas de assentamento.

O poder público começa a aparecer para ordenar e fiscalizar as ações de agressão contra o meio ambiente, mas ainda de maneira muito incipiente e tímida.

 

Serviço

Pousada Mantega
Acomodações: 5 chalés para 4 pessoas e 3 chalés para 2 pessoas com cama tipo box, ar-condicionado, TV, ducha aquecida (energia solar) e banheiro (com banheira de hidromassagem nos chalés para 4 pessoas)
O que oferece: restaurante, sala de TV e internet
Para pescar: barcos motorizados, guias de pesca, combustível e iscas
Preços: sob consulta
Contato: (66) 3521-4767
www.mantega.com.br

 

Pousada Santa Rosa
Acomodações: 8 apartamentos com cama de solteiro, banheiro e ar-condicionado
O que oferece: sala de TV, refeição e estar, e telefone
Para pescar: barcos motorizados, guias, combustível
Preços: diária de R$ 700 por pessoa, com todas as refeições (inclui a pescaria completa, exceto iscas)
Contato: (66) 3521-2876 / 3521-3500
www.pousadasantarosa.com.br

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter


Assine a Revista Pesca Esportiva com 7% de desconto e frete grátis.