Amazônia – Rio Roosevelt


Jum Tabata
21/01/2015

Sobre o destino

Fisgadas históricas

Afluente do Aripuanã, ele faz parte de uma história intrigante que envolveu personagens históricos do Brasil e do mundo durante sua descoberta. Inicialmente conhecido como o Rio da Dúvida, o Roosevelt foi desvendado em 1914 por iniciativa de uma expedição de aventureiros da qual fizeram parte o marechal Cândido Rondon, o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt e seu filho Kermit.

Castigados pelas corredeiras impiedosas do rio, pela malária e pela presença ameaçadora de índios hostis, os exploradores viram a morte de perto uma série de vezes, lutaram inclusive contra a inanição. Como, num rio tão farto em peixes? Simples: não havia meios práticos para capturá-los, coisa que não aconteceria hoje.

Quem vai ao Roosevelt sabe que deve estar preparado para fisgar uma diversidade imensa de peixes esportivos. Da rara jatuarana a gigante piraíba, numa área privilegiada e protegida. Além de seu curso principal, há afluentes como o Machadinho e o Madeirinha, que proporcionam pescarias às vezes surpreendentes. Uma sensação à parte é a pescaria noturna, onde as estrelas são as corvinas, cachorras, jundiás e as grandes pirararas.

 

Dicas de viagem

Como chegar: de avião comercial até Porto Velho (RO), e de avião fretado até a pousada.
Peixes: bicudas, cacharas, cachorras, corvinas, jatuaranas, jaús, jundiás, matrinxãs, piraíbas, pirapitingas, tucunarés e outros.

Quando pescar: de março a dezembro, com rio cheio, os peixes de couro aparecem com mais força. De abril em diante, quando ele começa a baixar, as espécies de escama começam a se sobressair.

 

Serviço

Pousada Rio Roosevelt
Acomodações: chalés equipados com ar-condicionado, banheiro com chuveiro quente e frigobar. Todos têm sacadas de frente para praia e cachoeira no rio
O que oferece: pista de pouso com 1.000 metros, trilhas ecológicas, praia natural com iluminação, serviço de lavanderia e postos avançados de selva equipados com banheiro, cozinha independente e comunicação via rádio
Para pescar: barcos de 6 metros com motorização de 25 hp e cadeira giratória, caixa térmica com bebidas e guia de pesca
Preços: sob consulta
Contato: (62) 8192-7364
www.pousadarioroosevelt.com.br

Compartilhe:

Agenda

Próximos Eventos


@revistapescaesportiva

Twitter